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Saúde


As Frutas e seus benefícios

 

Por serem ricas em diversas vitaminas, as frutas além de serem alimentos muito saborosos, ajudam o nosso corpo a se manter mais saudável e hidratado e são capazes de trazer muitos benefícios ao nosso organismo.
Algumas podem até ajudar na prevenção ou tratamento de algumas doenças como pedra nos rins, depressão, asma, derrames e vários tipos de câncer.
Entre as frutas mais usadas para fins medicinais estão as mais comuns como o abacate, a uva, a manga, a maçã, o maracujá, a banana e as frutas cítricas como o limão.

Dicas
Como aproveitar o que a fruta nos traz de bom.

- Coloque na fruteira - O ideal é variar o consumo de frutas no seu dia-a-dia. Nutricionistas indicam que maçã (rica em fibras), pêra (digerida facilmente), banana (ótima fonte de potássio), laranja e abacaxi (ajuda na digestão) são itens que não podem faltar na sua fruteira.

- Corte e coma - Algumas frutas escurecem um pouco depois que foram cortadas. Esta oxidação, provocada pelo contato com o oxigênio do ar, faz com que ela envelheça mais rapidamente. Nas frutas, ocorre, principalmente, a perda de vitamina C. O indicado é consumir logo após cortada.

- Casca é saúde - As cascas de algumas frutas, como maçã, pêra ou pêssego, podem - e devem - ser consumidas. É que as cores das cascas contêm pigmentos antioxidantes, ou seja, antiferrugem, que têm o poder de proteger as células.

- Frutas da estação - É sempre melhor consumir as frutas que naturalmente brotam naquela estação. Geralmente, as frutas da estação passam por menos processos industrializados de amadurecimento. E costumam ser mais baratas e mais frescas.

- Fruta boa e bem lavada - Antes de se consumir qualquer fruta é fundamental que ela tenha sido bem lavada. O ideal é diluir uma colher de sopa de vinagre em um litro de água e usar essa solução para lavar as frutas. No caso do morango e da uva, é mais recomendável deixá-los em imersão de 20 a 30 minutos nessa solução, por causa dos inseticidas que são usados.

4 razões para você beber suco de fruta natural

1. Vitaminas e Minerais - As vitaminas e minerais contribuem para o bom trabalho do sistema imunológico, em favor das células de defesa do organismo. Elas também agem em diversas outras funções do corpo como crescimento, transporte de oxigênio, metabolismo de nutrientes, formação de substâncias importantes para o corpo, etc.

2. Fibras - As frutas são fontes de fibras, ajudam a regular o trânsito intestinal, além de colaborar com a normalização dos níveis de colesterol e glicemia no sangue.

3. Boa digestão - Uma refeição leve acompanhada de um suco de frutas garante uma boa digestão. Os sucos de frutas também são excelentes pedidas para os lanches intermediários.

4. Variedade - Pode-se preparar sucos com diferentes tipos de frutas, com sabores diversificados. Os benefícios são maiores porque você contempla uma variedade maior também de vitaminas e minerais. Mas não exagere na dose, mesmo os inocentes sucos de frutas podem contribuir com calorias a mais se você exagerar

 

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