Conheça a Ito Frutas

Newsletter

Receitas

Doces Caramelados

Ingredientes

Recheio

- 500g de açúcar
- 1 colher (café) de baunilha
- 25 gemas peneiradas
- 1/2 colher (sopa) de manteiga
- 1 pitada de sal
- 1/2 copo (americano) de água

Calda para caramelar

- 500g de açúcar
- 1/2 xícara (chá) de vinagre branco (não cheia)
- 1/2 xícara (chá) de água
- 1 colher (sobremesa) de glucose de milho

Frutas secas para decorar

- Nozes em metades
- Damasco
- Ameixa sem caroço
- Tâmara sem caroço
- Cerejas ao marrasquino sem calda

Preparo

Recheio

Junte o açúcar, a água, a baunilha e leve ao fogo. Deixe ferver durante mais ou menos 12 minutos. Não mexa mais, até o ponto de borbulhar pesado. Retire do fogo e deixe esfriar. Adicione as gemas peneiradas à calda fria, junte a manteiga e a pitada de sal. Leve ao fogo novamente e mexa sempre até desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar, modele as bolinhas e decore a gosto.
Dica: acrescente as nozes e cerejas depois, em cima das bolinhas. Se usar ameixa, tâmara ou damasco, enrole junto. Deixe secar por 24 horas e banhe na calda para caramelar.

Calda para caramelar

Leve ao fogo o açúcar, o vinagre, a água e a glucose. Ferva por aproximadamente 15 minutos em fogo alto até dar ponto. Teste o ponto puxando o fio na pedra untada com manteiga. Veja se está quebradiço. Desligue o fogo, espete um palito nas bolinhas e banhe os doces um a um, tirando o excesso da calda. Coloque sobre uma pedra untada e deixe esfriar.
Dicas: se a calda endurecer durante o processo leve ao fogo novamente e esquente um pouco para amolecer. Para retirar o palito, gire-o com delicadeza, depois de esfriar. Coloque nas forminhas e arrume na bandeja.


Av. João Batista Vetorazzo, 1600 | CEASA | PAVILHÃO A | Box 5 e 7 a 13
CEP 15035-470 | D.I. São José do Rio Preto | SP
Fone: (17) 2138-3300 | Fax: (17) 2138-3330